“Espero tornar isso mais fácil para os outros”: campeão olímpico Ian Thorpe assume que é gay
“Eu tenho pensando sobre isso por um longo tempo… Eu não sou hetero”.
Foi desta maneira que Ian Thorpe, um dos grandes nomes da história da natação e ídolo do esporte australiano, revelou ser gay em entrevista ao jornalista britânico Michael Parkinson que foi ao ar neste domingo no canal de TV TenPlay.
A notícia surgiu no último sábado, quando veículos de comunicação do país da Oceania revelaram que o ex-nadador sairia do armário nessa conversa.
“Isso é algo muito recente: nas últimas duas semanas, eu fiquei confortável para falar às pessoas mais próximas de mim exatamente disso”, afirmou Thorpe. “Eu estava vivendo algo como uma mentira em minha vida, porque estava tentando ser o que eu pensava ser o atleta certo pelos padrões de outros pessoas”.
“Eu queria deixar as pessoas orgulhosas, eu queria deixar minha família orgulhosa, eu queria deixar minha nação orgulhosa de mim. Uma parte minha não sabia se a Austrália queria que seu campeão fosse gay, mas estou falando não apenas para a Austrália, mas para o mundo o que eu sou, e espero tornar isso mais fácil para outros agora. E mesmo se você tiver inibido por anos, se sinta melhor para levantar e tirar esse peso”, disse.
“Estou confortável em dizer que sou um homem gay e não quero que as pessoas jovens sintam o mesmo que eu. Você pode crescer, ficar confortável e ser gay”, declarou o dono de cinco medalhas de ouro em Olimpíadas.
Na entrevista, gravada no mês passado, Ian Thorpe, de 31 anos, também revelou tomar antidepressivos desde os 19 e ter pensado em suicídio, mas que não teria coragem em deixar amigos e família caso se matasse.
SAIBA MAIS