Espetáculo: chuva de meteoros Orionídeas terá pico entre quarta (22) e quinta (23)

A chuva de meteoros Orionídeas poderá ser observada em todo o Brasil a partir da noite desta terça-feira (21), com pico nas madrugadas de quarta (22) e quinta-feira (23). O fenômeno é causado por fragmentos deixados pelo cometa Halley e, segundo a NASA, deve apresentar até 20 meteoros por hora em regiões com céu limpo e baixa poluição luminosa.
A melhor visibilidade ocorre entre meia-noite e 2h da manhã, quando os meteoros cruzam o céu a uma velocidade de aproximadamente 66 quilômetros por segundo. Em locais afastados de centros urbanos, os traços luminosos poderão ser vistos com mais intensidade, enquanto nas grandes cidades a observação tende a ser reduzida para 5 a 10 meteoros por hora.
As Orionídeas acontecem todos os anos, entre outubro e novembro, quando a Terra cruza a trilha de detritos do cometa Halley. Ao entrarem na atmosfera, essas partículas queimam rapidamente e produzem os riscos brilhantes visíveis no céu noturno, um dos espetáculos astronômicos mais esperados do ano.
Astrônomos recomendam procurar locais escuros e abertos, longe de luzes artificiais, e observar a olho nu em direção à constelação de Órion, de onde os meteoros parecem surgir. É indicado chegar com antecedência para que os olhos se adaptem à escuridão e aproveitar melhor o evento celeste.
