Apoie o DCM

Esquerda lidera intenções de voto no Chile, mas extrema direita se consolida no 2º lugar, diz pesquisa

José Antonio Kast e Gabriel Boric -
José Antonio Kast e Gabriel Boric; – Foto; Reprodução

A corrida pela presidencial no Chile permanece acirrada. O candidato da chapa de esquerda Apruebo Dignidad à Presidência do Chile, Gabriel Boric, lidera as intenções de voto, seguido por José Antonio Kast, de extrema direita. É o que mostra pesquisa publicada pelo instituto Cadem no último domingo (10).

A pouco mais de um mês das eleições, que acontecerão no dia 21 de novembro, Boric aparece com 21% das intenções de voto e se mostra o candidato com maior estabilidade nas pesquisas, já que manteve a liderança em uma outra pesquisa divulgada na última quarta-feira (06) pelo Data Influye, que o colocava com 25,7%.

As surpresas, porém, vêm do campo da direita, já que o candidato governista, Sebastián Sichel, apoiado pelo atual presidente Sebastián Piñera, caiu 3 pontos percentuais em comparação com a última pesquisa da Cadem e aparece com 10%. Ele agora ocupa o 4º lugar, atrás inclusive da candidata da Democracia Cristã, Yasna Provoste, que aparece com 13%.

Leia também:

1; Bolsonaro minimiza fala de arcebispo e cita trecho da Bíblia para defender armamento

2; Sérgio Camargo diz que é perseguido por “traíras da direita”

3; Bolsonarista agride e ameaça matar cinegrafista da GloboNews no santuário de Aparecida

O ultradireitista no Chile

O candidato da extrema direita José Antonio Kast, que concorre pelo Partido Republicano, se consolidou na segunda posição nas pesquisas com 18%, se aproximando de um eventual 2º turno com Boric. Com informações do Opera Mundi.

Abertamente anticomunista e admirador de Donald Trump e Jair Bolsonaro, Kast concorre pela segunda vez à Presidência, tendo disputado em 2017, quando chegou a afirmar que, se estivesse vivo, o ditador Augusto Pinochet “votaria em mim”.

Rivalizando com Boric, o ultradireitista aposta agora em sua retórica contra a esquerda para atacar a aliança do candidato com o Partido Comunista e classificar o projeto progressista do rival como fracassado.