Apoie o DCM

Esquerdogata: prefeitura investiga mais de 100 atestados da professora

Aline Bardy Dutra, conhecida como "Esquerdogata", em close, de cabelo preso, séria
Aline Bardy Dutra, conhecida como “Esquerdogata” – Reprodução

A professora da rede municipal de Ribeirão Preto (SP) Aline Bardy Dutra, conhecida nas redes sociais como “Esquerdogata”, é alvo de um processo administrativo disciplinar após suspeita de irregularidade em mais de 100 atestados médicos apresentados para justificar faltas ao trabalho.Com informações do jornal O Globo.

O prefeito Ricardo Silva (PSD) confirmou o procedimento em coletiva nesta quarta-feira (29) e afirmou que o histórico funcional da servidora já registra ausências anteriores não explicadas.

O caso ganhou repercussão depois da detenção da influenciadora no último sábado (25) sob suspeita de desacato, resistência e injúria racial durante uma blitz de trânsito. A Câmara Municipal enviou ofício ao Executivo pedindo sua exoneração, alegando conduta incompatível com o serviço público. O prefeito declarou que cada atestado será analisado para verificar autenticidade e responsabilidade de profissionais envolvidos.

O processo administrativo deve ser concluído em até 90 dias e pode resultar em punições, incluindo demissão. Nas redes sociais, Ricardo Silva afirmou que a servidora teria apresentado atestados para exercer atividades como influenciadora digital. Ele citou ainda apurações internas sobre faltas funcionais e condutas atribuídas à professora durante seu período na administração municipal.