Apoie o DCM

Estadão: Depois de reunião com Lula, petistas admitem desistir de pré-candidaturas por Haddad

Fernando Haddad | Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

De Ricardo Galhardo e Pedro Caramuru no Estado de S.Paulo.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a cúpula do PT receberam nesta terça-feira, 18, os sete pré-candidatos petistas à Prefeitura de São Paulo e a principal conclusão foi que o único nome de consenso hoje no partido é o do ex-prefeito Fernando Haddad. Segundo relatos, todos os pré-candidatos disseram isso a Lula durante a reunião e se comprometeram a retirar seus nomes da disputa caso o ex-prefeito decida disputar a eleição. 

Haddad vem dizendo há meses que não quer voltar a se candidatar à Prefeitura, cargo que ocupou entre 2013 e 2016, e perdeu para João Doria (PSDB) na disputa pela reeleição. Lula chegou a defender que o ex-prefeito fosse candidato este ano. Diante das negativas enfáticas de Haddad, porém, o ex-presidente também tem dito abertamente que ele passou a ser um “nome nacional” depois de ir para o segundo turno contra Jair Bolsonaro em 2018 e, portanto, deve cumprir outros papéis no pleito municipal como viajar o Brasil pedindo votos para os candidatos petistas. 

A pressão interna sobre o ex-prefeito, no entanto, deve continuar. No final desta semana, o Diretório Estadual do PT de São Paulo vai se reunir para discutir as eleições municipais e dirigentes avaliam que vão surgir novos apelos para que Haddad mude de ideia. 

(…)