Apoie o DCM

Estadão se adianta e já diz que “economia global pode ajudar Lula”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Em editorial publicado nesta segunda-feira (12), o Estadão ressaltou que a economia global pode ajudar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo o jornal, a “conjuntura mais positiva deve fazer com que o Brasil colha um novo ano de bom resultado da balança comercial”.

O Estadão destaca que o mundo tem se mostrado “resiliente” neste início de ano, o que pode ajudar a repetir “o ambiente internacional favorável enfrentado pelo petista no passado”.

Leia alguns trechos:

O início da nova gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem tido uma ajuda inesperada da economia global. Na virada do ano, o que boa parte dos analistas esperava era uma atividade mundial bem mais fraca do que os últimos indicadores têm revelado.

A conjuntura mais positiva deve fazer com que o Brasil colha um novo ano de bom resultado da balança comercial. Uma parte dos bancos e consultorias prevê um superávit acima de US$ 70 bilhões em 2023, o que marcará um recorde se confirmado.

O estágio atual da economia está longe de ter como pano de fundo a forte expansão observada na primeira década dos anos 2000, fundamental para sustentar o crescimento econômico nos dois primeiros mandatos de Lula (2003-2010). Mas o fato de o mundo ter se mostrado resiliente neste início de ano pode ajudar a repetir, ainda que em uma escala menor, o ambiente internacional favorável enfrentado pelo petista no passado. (…)

Uma das hipóteses que pode ajudar a decifrar esse desempenho tem a ver com os estímulos monetários e fiscais concedidos no auge da pandemia e a poupança feita pelas famílias nesse período. (…)

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link