Estado de Nova York legaliza maconha para maiores de 21 anos

Do Globo:
O governo do estado americano de Nova York anunciou nesta quinta-feira que chegou a um acordo para legalizar o uso recreacional da maconha. A decisão abre caminho para uma indústria com potencial para gerar US$ 4,2 bilhões, criar milhares de empregos e se tornar um dos maiores mercados do país.
O anúncio veio após um acordo firmado entre o governador Andrew Cuomo e parlamentares do estado, após uma série de tentativas fracassadas. O projeto abre caminho para tornar o uso legal da maconha para pessoas acima de 21 anos, algo que as autoridades esperam ajudar a reduzir décadas de discriminação racial. Historicamente, jovens negros e latinos que eram abordados pela polícia com pequenas quantidades de cannabis tinham mais chances de serem formalmente denunciados que brancos.
Os detalhes dos projetos ainda estão sendo finalizados, mas a expectativa é que o projeto possa ser aprovado já na próxima semana, segundo o New York Times. Pela versão atual, haverá permissão para o delivery de maconha e a liberação de licenças para clubes de consumo, onde não será permitida a venda de álcool. A nova diretriz também deverá permitir que cada pessoa cultive até seis plantas em casa, seja em espaços abertos ou fechados, para uso pessoal.
A liberação, contudo, não deverá ser imediata. Primeiro será necessário traçar as regras que regularão o mercado, elaborar os impostos, o conselho que fiscalizará o cumprimento das regras e outras burocracias adicionais.
(…)