Apoie o DCM

O governo dos Estados Unidos não quer um golpe no Brasil, diz James Green

Estados Unidos James Green
O historiador James Green

James Green, brasilianista e historiador, disse que o Departamento de Estado dos Estados Unidos defendeu e fez elogios ao sistema eleitoral do Brasil. O professor da Brown University relatou que, através dos seus representantes Victoria Nuland e Ned Price, o órgão do país norte-americano não tem a menor intenção em participar de um golpe.

Green explicou que os Estados Unidos tiveram comportamentos horríveis não apenas contra o Brasil, mas em toda a América Latina. No entanto, ele relatou que o “mundo é complexo” e por isso há pontos que fazem os estadunidenses não embarcarem numa ruptura institucional em solo brasileiro.

Na avaliação dele, o presidente Joe Biden pode manifestar apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições brasileiras. Seria, segundo ele, uma “situação pragmática” e um posicionamento claro que não há intenção dos EUA aplicar um golpe no Brasil.

“Eu acho que o Departamento de Estado está deixando claro que não quer um golpe no Brasil. Eles [autoridades norte-americanas] estão enfrentando ameaça ainda de golpe nos Estados Unidos”, comentou, lembrando dos ataques do ex-presidente Donald Trump, amigo de Jair Bolsonaro (PL), ao resultado das eleições dos Estados Unidos, em 2020.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link