Apoie o DCM

Estados Unidos querem discutir retorno à parceria estratégica com Iraque em vez de retirar tropas

2.jan.2019 – Forças antiterrorismo do Iraque fazem a segurança da embaixada dos EUA em Bagdá
Imagem: Ahmad al-Rubaye/AFP

Da CNN:

O porta-voz do Departamento de Estado, Morgan Ortagus, divulgou uma declaração sexta-feira enfatizando a “parceria contínua dos Estados Unidos com o Iraque”.

Ortagus referenciou diretamente o pedido do primeiro-ministro iraquiano Abdul-Mahdi de que os EUA enviassem uma delegação ao Iraque para discutir um mecanismo de retirada de tropas, dizendo: “Neste momento, qualquer delegação enviada ao Iraque se dedica a discutir a melhor forma de se comprometer com nossa estratégia. parceria – não para discutir a retirada de tropas, mas nossa postura correta e apropriada da força no Oriente Médio ”.

“Nossa presença militar no Iraque é continuar a luta contra o ISIS e, como o Secretário disse, estamos comprometidos em proteger americanos, iraquianos e nossos parceiros de coalizão”, escreveu Ortagus. “Temos sido inequívocos quanto à importância da nossa missão D-ISIS no Iraque”.
Ortagus disse no comunicado que hoje uma delegação da OTAN está no Departamento de Estado “para discutir o aumento do papel da OTAN no Iraque, em consonância com o desejo do presidente de dividir a carga em todos os nossos esforços de defesa coletiva”.

“No entanto, é necessário haver uma conversa entre os governos dos EUA e do Iraque não apenas em relação à segurança, mas também sobre nossa parceria financeira, econômica e diplomática. Queremos ser amigos e parceiros de um Iraque soberano, próspero e estável ”, escreveu ela.

(…)