Apoie o DCM

Estados Unidos concluem retirada das tropas do Afeganistão após 20 anos

Guerra no Afeganistão. Foto: Wikimedia Commons

Tropas americanas deixaram o Afeganistão nesta terça (31), horário local, segunda (30), em Brasília. Estados Unidos e países aliados corriam para concluir a retirada de militares e colaboradores até a data limite de 31 de agosto.

LEIA MAIS:

1 – Reinaldo Azevedo rebate perfil bolsonarista fake como se fosse real

2 – Moraes tira sigilo da investigação contra Roberto Jefferson

Estados Unidos de saída

Com a partida dos últimos voos do exército americano do aeroporto internacional de Cabul, tem fim as duas décadas de ocupação americana neste país do Oriente Médio. Chefe do Comando Central dos EUA, órgão responsável pelas operações militares no Oriente Médio, general Frank McKenzie, informou em um pronunciamento que o embaixador americano em Cabul embarcou no último voo a deixar o aeroporto internacional da capital afegã.

O Talibã, que voltou ao poder em 15 de agosto, tomou o controle do aeroporto, que estava sob comando dos EUA desde a queda do governo afegão para o grupo extremista.

Mais cedo, o sistema de defesa antimísseis dos EUA interceptou cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul, capital do Afeganistão. O ataque não interrompeu os últimos voos de retirada

Foguetes também atingiram apartamentos residenciais em um bairro próximo, segundo a agência de notícias Associated Press. Eles caíram em Salim Karwan, bairro a cerca de 3 km do aeroporto, disseram testemunhas à agência.

Com informações do G1.