“Estamos na véspera da cassação de Moro”, analisa ex-juiz eleitoral

Parece ser questão de tempo para que Sergio Moro (União Brasil-PR) tenha o mandato de senador cassado, segundo o ex-juiz eleitoral Márlon Reis. Em entrevista ao Uol, o jurista analisou o parecer e o processo relacionados ao caso do bolsonarista. “Estou cada vez mais convencido que estamos na véspera da cassação de Moro”, afirmou.
O Ministério Público Eleitoral do Paraná emitiu um parecer técnico que defende o acolhimento parcial de uma ação contra Moro por abuso de poder econômico durante sua pré-campanha ao Senado em 2022. Reis destacou a robustez do parecer, afirmando que há muitos elementos de prova e alegações contrárias à manutenção do mandato.
“Ele faz uma pré-campanha muito acima do normal e desequilibra as chances de disputa em relação aos demais concorrentes. Moro não tomou esse cuidado [com questões jurídicas da campanha]. Houve mais pressa, entusiasmo e ansiedade do que cautela, que é absolutamente necessária”, afirmou Reis.
A principal alegação envolve o dispêndio de R$ 2.030.228,09 na pré-campanha, representando quase 40% do total geral das despesas de campanha eleitoral e 110% da média dos gastos dos outros candidatos ao Senado. Márlon Reis enfatizou que Moro e sua equipe não observaram adequadamente as leis eleitorais sobre prestação de contas, e a legislação eleitoral, cada vez mais rigorosa, pode resultar na cassação do mandato.