“Estamos ouvindo os estudantes”, diz Camilo Santana sobre o novo Ensino Médio

O ministro da Educação, Camilo Santana, participou do Roda Viva desta segunda-feira (12) e falou sobre o novo ensino médio. Ele criticou o modelo aprovado em 2017 e destacou que a proposta precisa de mudanças. Por conta disso, o entrevistado afirma que os próprios estudantes estão sendo ouvidos.
“Estamos ouvindo os estudantes. Dia 14 vai sair uma consulta por WhatsApp para milhares de alunos, nós estamos ouvindo todos. A partir desta consulta, nós vamos apresentar uma proposta. Quem aprovou o novo Ensino Médio foi o Congresso Nacional, então qualquer mudança vai passar pelo cenário. Nós queremos o melhor para os jovens brasileiros, é isso que nós vamos propor”, afirmou.
Santana pontuou que alguns detalhes ainda serão discutidos com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): “Algumas coisas podem ser mudadas, infralegais. Nós vamos, primeiro, verificar o relatório final, de quais serão as mudanças necessárias. Se vai ser projeto de lei ou Medida Provisória, nós vamos ver com o presidente Lula”.
“Precisamos resolver isso logo, temos que ter agilidade e rapidez para não prejudicar os jovens”, concluiu. O Novo Ensino Médio, que foi publicado por meio de uma medida provisória em 2017, implementado gradualmente em todas as escolas públicas e particulares desde 2022 e chamado de “equívoco” por Camilo Santana, aumenta a carga horária dos colégios e muda a distribuição de disciplinas no currículo dos estudantes.
Para o #RodaViva, o ministro da Educação, Camilo Santana, afirma que a pasta está escutando estudantes para a reforma do Ensino Médio.
Segundo Camilo, as mudanças podem ser por Projeto de Lei ou Medida Provisória. pic.twitter.com/iBHrQvoYJb
— Roda Viva (@rodaviva) June 13, 2023