Estratégia de Ciro ajudou a alavancar Bolsonaro, diz colunista

A estratégia de Ciro Gomes de atacar Lula ajudou a fortalecer Jair Bolsonaro entre brasileiros mais jovens. A avaliação é de Maria Cristina Fernandes, do Valor Econômico.
O pedetista tem focado seus ataques ao ex-presidente, mas não conseguiu se beneficiar eleitoralmente: ele perdeu o voto de jovens (entre 16 e 24 anos) na mesma proporção em que o chefe do Executivo cresceu no segmento, segundo o Datafolha.
“A estratégia do candidato do PDT, Ciro Gomes, de atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não afetou a intenção de voto do candidato petista, mas ajudou a alavancar o presidente Jair Bolsonaro (PL). É no segmento entre 16 e 24 anos que essa migração de voto parece mais nítida. O que um ganhou é equivalente ao que o outro perdeu”, diz a colunista.
Ela ainda aponta que Lula tem conseguido manter os votos de mulheres e pessoas mais pobres, mas os jovens parecem atraídos pela “retórica contundente” de Ciro e Bolsonaro. Maria Cristina Fernandes acredita que o petista tem que focar neste segmento do eleitorado para vencer a eleição em primeiro turno.
“É o momento em que se inicia a investida mais consequente pelo voto útil. E, nessa corrida, o presidente Jair Bolsonaro, saiu à frente tanto entre os eleitores de Ciro quanto entre os mais jovens, os mais volúveis do mercado eleitoral. Parece ter sido ajudado, ainda que de maneira contida, pelo 7 de setembro”, completa.