Apoie o DCM

Saiba qual a estratégia de Lula contra ascensão de Bolsonaro nas pesquisas

Lula e Bolsonaro
Lula e Jair Bolsonaro

Segundo o colunista Igor Gadelha, do site Metrópoles, o ex-presidente Lula (PT) está traçando uma estratégia para reverter a melhora do atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), nas pesquisas de opinião. O petista disse a aliados que já esperava uma ascensão do ex-capitão.

Para Lula, esse cenário será revertido a partir de março, quando as agendas políticas devem se intensificar com manifestações por todo o país.

Um aliado do ex-presidente relatou ter recebido um telefonema dele há cerca de três semanas em que Lula previu que sua vantagem em relação a Bolsonaro cairia “um pouco”. Lula e dirigentes do PT citaram alguns motivos para a melhora do futuro adversário.

LEIA MAIS:

1 – Bolsonaro tem alto índice de rejeição, diz pesquisa PoderData
2 – Ex-presidente lidera, vence todos no 2º Turno e Moro aparece distante, mostra PoderData
3 – Ex-presidente tem desempenho para vencer no primeiro turno em alguns segmentos, diz PoderData

Ascensão de Bolsonaro, Lula e o PT

Uma das razões constatadas pelos petistas é o otimismo da população com a sensação de que a pandemia está acabando. Outro motivo é o auxílio emergencial de R$ 400 do governo e a ação das redes bolsonaristas para reforçar que o valor é maior do que o Bolsa Família pago pelos governos do PT.

A liberação de emendas parlamentares pelo Palácio do Planalto para integrantes do Centrão reforçou Bolsonaro dentro do Congresso. Houve também o aumento da propagação de “fake news” contra Lula e contra o PT entre evangélicos.

Centrão se surpreende com subida de Bolsonaro em pesquisa

O comportamento do presidente Jair Bolsonaro sobre a guerra na Ucrânia foi alvo de críticas de aliados do Centrão. Na avaliação de caciques políticos e parlamentares, o chefe do executivo federal não estava demonstrando qualquer preocupação em relação ao tema. Além de declarações dúbias, ele viajou para o Guarujá, enquanto líderes mundiais trabalharam em prol do fim do conflito no leste-europeu.

Conforme apurou o DCM, bolsonaristas menos radicais tinham convicção que o governante brasileiro cairia nas novas pesquisas eleitorais. Porém, na quarta-feira (2), o Poder Data divulgou seu novo relatório e mostrou uma pequena subida de Bolsonaro. O que chamou a atenção é o fato de o levantamento ter sido feito entre os dias 27 de fevereiro e 1° de março, período em que a guerra já tinha começado.

Os números mostram Lula em primeiro com 40%, enquanto o atual presidente tem 32%. No mês passado, o capitão da reserva possuía 31% da preferência do eleitoral. Em janeiro, o desempenho dele era de 28%. Ou seja, em dois meses, o crescimento acabou sendo de 4%.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link