Apoie o DCM

Estudante de Física do Ceará descobre 46 asteroides em projeto com a Nasa

Veja a estudante
Geovana Sousa, 21, do Ceará, que detectou 46 novos asteroides em programa em parceria com a Nasa – Arquivo Pessoal

Geovana Sousa (21) estudante de física do Ceará, detectou 46 novos asteroides durante projeto da Nasa, a agência espacial norte-americana, diz reportagem de Ideídes Guedes na Folha de S.Paulo.

LEIA MAIS:

1 – Lima Duarte compara Bolsonaro a pragas e ao vírus da covid

2 – Bolsonaro usa 3 anos para cumprir apenas 24,5% dos compromissos de campanha

3 – Desesperado por audiência, Luciano Huck faz plágio de programa de Geisy Arruda

Estudante encontra asteroides

Geovana é aluna do primeiro período do curso de física do IFCE (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará).

Essa descoberta ocorreu em novembro durante projeto Caça Asteroides da Nasa, desenvolvido de forma online e que tem parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Até conseguir detectar o primeiro asteroide, levou um tempo. Sem experiência, começou a observar outras cientistas cidadãs fazendo detecção.

Geovana só se inscreveu no programa depois de ver a iniciativa de outra brasileira, mais nova que ela.

“Vi Nicolinha fazendo e isso foi me influenciando. E pensei: ‘gente, eu não sei, mas vou aprender’. Foi na marra mesmo, porque eu precisava aprender de qualquer forma”, disse ao jornal.

À Folha, ela se refere à alagoana Nicole Oliveira Semião, 8, que identificou 23 novos asteroides após ingressar, em 2020, no mesmo programa de que Geovana participa. Caso a Nasa confirme os achados de Nicole, ela pode ser tornar uma das caçadoras de novos corpos celestes mais jovens do mundo.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link