Estudante brasileiro é impedido de voltar para a família em Portugal após viagem

O estudante paulista Kauê Felipe Santiago Matos, de 19 anos, foi impedido de entrar em Portugal quando voltava de uma viagem de 45 dias à Irlanda pelo programa Erasmus. Ele passou quatro dias retido em uma sala do Aeroporto de Lisboa e acabou enviado ao Brasil, onde chegou no dia 6 e ficou na casa da avó, em Ribeirão Preto (SP).
Kauê vivia em Portugal com a família desde 2024, quando ainda era menor de idade. A defesa afirma que a demora na análise da autorização de residência dos pais impediu o pedido de reagrupamento familiar antes de ele completar 18 anos. Sem o atestado de residência, o jovem foi detido ao desembarcar em Lisboa no dia 2. “Fiquei esses quatro dias sem tomar banho, dormindo em cadeiras, porque a cama estava completamente suja”, relatou.
A Agência de Integração, Migrações e Asilo (Aima) declarou que não atua no controle operacional das fronteiras, atribuição das autoridades responsáveis. A agência afirmou que estrangeiros sem visto consular ou autorização de residência válida não estão habilitados a entrar em Portugal para fins de residência e que o reagrupamento familiar depende da decisão positiva sobre o processo do familiar residente. Kauê tenta obter um visto de estudante para voltar à família e retomar os estudos.
