Apoie o DCM

Estudante faz propaganda nazista, ordena massacres no Brasil e é preso em Portugal

Giovanna Bezerra da Silva. (Foto: Reprodução)

Um adolescente português de 17 anos foi preso por ordenar crimes de ódio no Brasil a partir de cidades próximas ao Porto, em Portugal. Ele é suspeito de planejar quatro massacres, um dos quais resultou na morte da estudante paulista Giovanna Bezerra, também de 17 anos, baleada durante um ataque a tiros em São Paulo.

O jovem simpatizava e propagava ideologias nazistas, conforme investigação da Polícia Judiciária (PJ). Ele dividia seu tempo entre Santa Maria da Feira e Gondomar, duas cidades pacatas perto do Porto, e a notícia de sua prisão chocou a população local. Ele alternava seu local de residência entre as casas dos pais, que eram separados.

Três dos quatro ataques planejados pelo adolescente foram evitados graças à colaboração entre a Polícia Judiciária e a Polícia Federal do Brasil. As tentativas de massacre aconteceriam em escolas brasileiras e contra um morador de rua. O plano era filmar e transmitir ao vivo. Segundo a Polícia Judiciária, a investigação foi realizada com caráter de urgência, dadas as implicações de segurança pública.

A Justiça manteve o jovem preso preventivamente e ele poderá ser julgado por homicídio e outros 11 crimes. A PJ informou que o adolescente orientava outros jovens sobre como realizar ataques violentos e fornecia detalhes do modus operandi. A arma usada no ataque em São Paulo era legal e pertencia ao pai do jovem de 16 anos que atirou em Giovanna.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link