Apoie o DCM

Estudantes de SP criam app que detecta deficiências nutricionais em crianças

Renan Assis Trevelim e Leonardo Travasso Stringhetta, estudantes de Engenharia da Computação em Araçatuba (SP) que criaram um aplicativo que detecta deficiências nutricionais em crianças – Foto: Reprodução

Dois estudantes de Engenharia da Computação de uma faculdade em Araçatuba (SP) desenvolveram um aplicativo capaz de detectar deficiências nutricionais em crianças entre quatro e oito anos. O sistema permite que os pais registrem as refeições diárias e recebam uma análise completa sobre o estado nutricional dos filhos. A ferramenta foi criada para a plataforma Android e utiliza Inteligência Artificial (IA) para cruzar dados alimentares e apontar possíveis carências de nutrientes.

Renan Assis Trevelim e Leonardo Travasso Stringhetta são os responsáveis pelo projeto, que será apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Supervisionada pelos professores James Clauton da Silva e Juliana Bassani, a iniciativa busca facilitar o acompanhamento da alimentação infantil. “Nosso objetivo foi criar uma ferramenta acessível que ajude as famílias a acompanhar a alimentação das crianças, sem substituir o trabalho dos profissionais de saúde, mas oferecendo um apoio inicial confiável”, explicou Leonardo.

O aplicativo foi desenvolvido com base em dados de nutrição infantil e identifica possíveis deficiências de ferro, cálcio, proteínas e vitaminas. Caso alguma carência seja detectada, o sistema sugere alimentos que podem equilibrar a dieta da criança.