Estudantes descobrem planeta “habitável” do tamanho da Terra; entenda

Estudantes da Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, e da Universidade de Edimburgo, na Escócia, lideraram a descoberta de um planeta do tamanho da Terra, potencialmente habitável, localizado apenas a 40 anos-luz de distância. A equipe internacional, que publicou a pesquisa na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, contou com a colaboração da NASA.
De acordo com o Shishir Dholakia, doutorando em astrofísica na Universidade do Sul de Queensland, na Austrália, Gliese 12b possui um tamanho próximo ao da Terra, sendo um pouco menor, comparável a Vênus.
O especialista também menciona que a temperatura de sua superfície é estimada em 42ºC. Ele orbita a Gliese 12, uma anã vermelha fria na constelação de Peixes, completando uma órbita a cada 12 dias.
A descoberta deste planeta pode facilitar estudos sobre nosso sistema solar e ajudar a entender como a Terra e Vênus evoluíram para planetas tão distintos, apesar de suas condições iniciais semelhantes, conforme informações do Globo.