Estudo aponta 6 traços que tornam alguém carismático e “cool” em qualquer faixa etária

Ser considerado “cool” ou “descolado” continua sendo uma aspiração para muitas pessoas, independentemente da faixa etária. De acordo com um estudo citado pela CNN Brasil, seis características comportamentais são fundamentais para que alguém seja visto como carismático, influente e admirado.
Entre esses traços estão a autenticidade, a confiança e a gentileza, além de um bom humor, equilíbrio emocional e capacidade de adaptação em diferentes situações sociais. Contrariando a ideia de que o carisma está atrelado à juventude ou aparência, a pesquisa revela que, na verdade, ele é resultado de atitudes consistentes e empáticas.
Para o público com mais de 50 anos, esses atributos estão fortemente ligados à “sabedoria da maturidade”, uma característica que se cultiva com o tempo e as experiências de vida. Assim, a noção de ser “cool” não é exclusividade dos jovens, mas também se reflete em qualidades como elegância, escuta ativa e bom senso, altamente valorizadas em todas as gerações.
O estudo aponta que as características que fazem alguém carismático não são inatas e podem ser desenvolvidas ao longo da vida. Com mudanças simples na postura e na comunicação, qualquer pessoa pode se tornar mais carismática.