Apoie o DCM

Estudo aponta a chance de quem nasceu entre 1939 e 2000 viver 100 anos

Idoso de costas na rua, em pé
Imagem ilustrativa – Agência Brasil

Se você nasceu entre 1939 e 2000, a probabilidade de alcançar 100 anos de idade é baixa, segundo estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS). A pesquisa analisou dados de 23 países ricos e revelou que, diferentemente da geração anterior, as chances de longevidade extrema diminuíram nesse grupo populacional.

O levantamento comparou indivíduos nascidos entre 1900 e 1938, que se beneficiaram de grandes avanços na sobrevivência infantil, com aqueles nascidos entre 1939 e 2000. A desaceleração na expectativa de vida está ligada, principalmente, à mortalidade precoce e ao fato de que melhorias significativas já haviam sido consolidadas no início do século 20 em países desenvolvidos.

Os pesquisadores destacam ainda outros fatores que interferem na longevidade, como conflitos armados, epidemias e pandemias. Para governos e sistemas de previdência, esses dados são essenciais no planejamento de políticas públicas. Já para indivíduos, conhecer essas tendências ajuda em decisões pessoais de poupança, aposentadoria e saúde de longo prazo.