Apoie o DCM

Estudo compara os benefícios do consumo de chá e café para os ossos

Xícaras de chá e café. Foto: reprodução

Um estudo da Universidade Flinders, na Austrália, sugere que o chá pode ser ligeiramente mais benéfico para a saúde óssea do que o café. A pesquisa, publicada na revista Nutrients, analisou dados de quase 10 mil mulheres com 65 anos ou mais. Após 10 anos, as consumidoras de chá apresentaram densidade mineral óssea total do quadril superior às que bebiam café.

“Com base em pesquisas existentes, isso pode ser devido ao fato de o chá conter compostos como as catequinas, que podem estimular as células formadoras de osso”, diz o coautor Ryan Liu. No entanto, o professor Michael Holick, que não participou do estudo, ressalta que a diferença é muito pequena para ser clinicamente relevante.

O consumo excessivo de café — cinco ou mais xícaras por dia — foi associado a uma menor densidade mineral óssea, o que aumenta o risco de osteoporose. O consumo moderado, de duas a três xícaras, não mostrou efeito negativo. Especialistas afirmam que não é necessário abandonar o café, mas sim manter a moderação e adotar outros hábitos para fortalecer os ossos.