Apoie o DCM

Estudo confirma eficácia de 95% da vacina da Pfizer contra a Covid

Frascos da vacina em estudo da farmacêutica americana Pfizer Foto: DADO RUVIC / DADO RUVIC

Da AFP.

Os resultados completos dos testes em humanos da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela aliança entre a americana Pfizer e a alemã BioNTech foram publicados nesta quinta-feira (10) no New England Journal of Medicine, a revista médica mais conhecida dos Estados Unidos, e confirmaram a eficácia de 95% anunciadas pelas empresas em 18 de novembro.

Segundo os dados, a eficácia foi semelhante em todos os grupos, independemente de idade, sexo, origem étnica, peso ou presença de patologias.

O estudo também confirma a segurança da vacina. Efeitos colaterais como desconforto ao redor do local da aplicação da injeção no braço, cansaço e dor de cabeça foram frequentes, mas nenhum problema grave de segurança foi constatado no ensaio clínico, que até hoje recrutou 44 mil pessoas. Metade delas recebeu a vacina, e a outra, um placebo.

Dois editores do New England Journal of Medicine apontaram em seu editorial “problemas menores” nos dados, especialmente sobre o desconhecimento da capacidade da vacina em prevenir as formas assintomáticas da doença.

Mas concluíram: “Contudo, os resultados do ensaio são suficientemente impressionantes para serem válidos em qualquer análise. É uma vitória”.

(…)