Estudo confirma previsão de Stephen Hawking após mais de 50 anos; saiba detalhes

Uma das previsões mais célebres de Stephen Hawking foi confirmada em 2025, mais de 50 anos depois de formulada. A colaboração internacional LIGO-Virgo-KAGRA anunciou a detecção do evento GW250114, resultado da fusão de dois buracos negros a 1,3 bilhão de anos-luz, registrado em 14 de janeiro.
O fenômeno trouxe a prova mais sólida já obtida da teoria proposta por Hawking em 1971, a de que a área da superfície de um buraco negro nunca diminui, mesmo em colisões. O estudo publicado na “Physical Review Letters” mostrou que eles tinham área combinada de cerca de 240 mil km² antes da fusão e o objeto resultante alcançou 400 mil km².
Com nível de confiança de 99,999%, o resultado superou o teste preliminar feito em 2021 e confirmou de forma definitiva a hipótese de Hawking. A conquista só foi possível graças aos avanços do LIGO, que hoje mede alterações no espaço-tempo menores que um décimo de milésimo de um próton.
O físico Kip Thorne destacou que Hawking teria ficado encantado ao ver sua teoria comprovada. “Podemos ouvir o sinal de forma clara e testar as leis fundamentais da física”, disse Katerina Chatziioannou, da Caltech.