EUA acusam Maduro de tráfico de drogas

O jornal LA Times informa que o governo Trump anunciou uma acusação do presidente venezuelano Nicolás Maduro e de alguns de seus associados por tráfico federal de drogas, em uma importante escalada da campanha liderada pelos EUA para derrubar Maduro e seu governo socialista.
O general William Barr descreveu as acusações em uma entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (26) em Washington. Os promotores também alegaram que Maduro e membros de seu círculo íntimo conspiraram com rebeldes dissidentes da vizinha Colômbia para produzir e transportar milhares de toneladas de cocaína para os Estados Unidos. Maduro e seus aliados teriam embolsado lucros e os rebeldes teriam recebido armas, alega a acusação.
“O regime de Maduro está inundado de corrupção e criminalidade”, disse Barr. “Traiu o povo venezuelano e corrompeu as instituições venezuelanas. Enquanto o povo venezuelano sofre, essa cabala enche seus bolsos com dinheiro das drogas e produto da corrupção. Isso tem que chegar ao fim”.
A acusação significa que Maduro estaria sujeito a prisão se deixar a Venezuela. O Departamento de Estado dos EUA imediatamente colocou uma recompensa de US$ 15 milhões em sua cabeça. (…)