Apoie o DCM

EUA autorizam que brasileiros detidos na fronteira sejam enviados ao México

Bandeira dos Estados Unidos. Foto: Sam Howzit/Flickr/Creative Commons

Do Globo:

Dias depois de o governo americano saudar o Brasil como “um grande parceiro” no combate à imigração ilegal, o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos anunciou nesta quarta-feira que começará a enviar imigrantes brasileiros que tentarem cruzar a fronteira americana com o México de volta ao território mexicano.

Sob o programa conhecido como Protocolos de Proteção de Imigrantes, os brasileiros ficarão no México enquanto aguardam as audiências nos Estados Unidos sobre se suas entradas serão permitidas ou não.

O número de brasileiros presos tentando entrar irregularmente nos EUA aumentou em mais de 10 vezes no ano fiscal de 2019, para cerca de 18 mil, muito acima dos aproximadamente 1.600 detidos no ano anterior, de acordo com o Serviço de Alfândega e Proteção de Fronteiras.

Mais de 57 mil imigrantes não mexicanos foram enviados ao México desde que o programa entrou em vigor, em janeiro do ano passado.

“Esta lei não limita o programa a uma nacionalidade ou uma língua. O fato de brasileiros agora serem parte do programa mostra que o Departamento, junto com contrapartes mexicanas, sempre buscou expandir o programa de maneira segura e responsável”, afirmou o Departamento de Segurança Interna em um comunicado. Até o momento, o programa só envolvia imigrantes de países de língua espanhola.

(…)