EUA decretam emergência de saúde pública para a varíola dos macacos

Nesta quinta (4), os Estados Unidos declararam emergência de saúde para a varíola dos macacos. O Secretário de Saúde e Serviços Humanos do país, Xavier Barcera, anunciou que a medida é uma “resposta ao próximo nível no combate a esse vírus”. “Pedimos a todos os americanos que levem a varíola a sério”, afirmou.
Já foram registrados mais de 6,6 mil casos da doença nos Estados Unidos. Nova York, que decretou estado de emergência no último sábado (30), e Califórnia, na terça (2), lideram o número de infectados.
Nesta semana, Joe Biden nomeou Robert Fenton, da Fema (Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA), como coordenador nacional do combate à varíola dos macacos. Ele será responsável por impedir a disseminação do vírus nos Estados Unidos.
Até o momento, o país é o que mais tem casos registrados no mundo: 23% das infecções estão registradas nos EUA. No dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência global, o nível mais alto da organização, por conta do vírus. No total, já foram registrados 26 mil casos em 86 países.