Apoie o DCM

EUA decretam emergência de saúde pública para a varíola dos macacos

Disputa pela vacina da varíola dos macacos retardará sua chegada, diz secretário de Saúde de SP
Tubos de ensaio rotulados como ‘vírus de varíola de macaco positivo’

Nesta quinta (4), os Estados Unidos declararam emergência de saúde para a varíola dos macacos. O Secretário de Saúde e Serviços Humanos do país, Xavier Barcera, anunciou que a medida é uma “resposta ao próximo nível no combate a esse vírus”. “Pedimos a todos os americanos que levem a varíola a sério”, afirmou.

Já foram registrados mais de 6,6 mil casos da doença nos Estados Unidos. Nova York, que decretou estado de emergência no último sábado (30), e Califórnia, na terça (2), lideram o número de infectados.

Nesta semana, Joe Biden nomeou Robert Fenton, da Fema (Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos EUA), como coordenador nacional do combate à varíola dos macacos. Ele será responsável por impedir a disseminação do vírus nos Estados Unidos.

Até o momento, o país é o que mais tem casos registrados no mundo: 23% das infecções estão registradas nos EUA. No dia 23 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou emergência global, o nível mais alto da organização, por conta do vírus. No total, já foram registrados 26 mil casos em 86 países.

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link