Apoie o DCM

EUA e Reino Unido lançam bombas contra alvos do grupo rebelde Houthis no Iêmen

Vista da ponte do HMS Diamond disparando mísseis no Mar Vermelho
Vista da ponte do HMS Diamond disparando mísseis no Mar Vermelho – Divulgação/Reuters

Os Estados Unidos e o Reino Unido realizaram ataques noturnos contra alvos do grupo rebelde Houthi no Iêmen na madrugada de sexta-feira (12), horário local, correspondendo à noite de quinta-feira (11) no Brasil. Relatos de fortes explosões foram registrados em Sanaa, a capital, e em outras cidades.

A operação ocorreu um dia após os Houthi realizarem o maior ataque às rotas comerciais do Mar Vermelho desde 19 de novembro. Autoridades afirmaram que as forças britânicas e norte-americanas conseguiram neutralizar os 21 drones e mísseis lançados pelo grupo. Com informações do g1.

“Estes ataques são uma resposta direta aos ataques houthi sem precedentes contra embarcações marítimas internacionais no Mar Vermelho – incluindo o uso de mísseis balísticos antinavio pela primeira vez na história”, disse Joe Biden, presidente dos EUA, em nota oficial.

O primeiro-ministro do Reino Unido, Rishi Sunak, assegurou que o país continuará a trabalhar pela liberdade de navegação, destacando que a Marinha Real manterá a patrulha no Mar Vermelho. Até o momento, não há informações sobre mortos ou feridos. Mais cedo, os Houthi haviam prometido retaliar qualquer ataque norte-americano.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link