EUA mudam posição e agora apoiam entrada do Brasil na OCDE no lugar da Argentina

De Ricardo Della Coletta na Folha de S.Paulo.
Em um gesto ao governo Jair Bolsonaro, os Estados Unidos vão formalizar que consideram uma prioridade o ingresso do Brasil na OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico).
Segundo disseram interlocutores à Folha, os americanos entregaram uma carta à organização oficializando que querem que o Brasil seja o próximo país a iniciar o processo de adesão à entidade.
Na prática, a ação americana significa que Washington defende que o Brasil ocupe a vaga que era da Argentina na fila de postulantes a um lugar no chamado clube dos países ricos.
“Os EUA querem que o Brasil se torne o próximo país a iniciar o processo de adesão à OCDE. O governo brasileiro está trabalhando para alinhar as suas políticas econômicas aos padrões da OCDE enquanto prioriza a adesão à organização para reforçar as suas reformas políticas”, disse a embaixada dos EUA em Brasília.
(…)
PS: Quando anunciou apoio à candidatura da Argentina na OCDE, há poucos meses, o governo Trump estava, na verdade, tentando interferir nas eleições do país vizinho. Queria dar ao neoliberal Maurício Macri trunfo para usar na disputa com Alberto Fernández. Era mentira. Não há critério técnico, apenas a vontade de recuperar o quintal na América do Sul. Os argentinos não caíram no engodo. Os bolsonaristas correm para o abate como patinhos felizes.