Apoie o DCM

EUA não apoiam a independência de Taiwan, diz Biden

Lai Ching-te atual presidente de Taiwan. Foto: Divulgação

Os Estados Unidos felicitaram Lai Ching-te por sua vitória nas eleições em Taiwan neste sábado (13), ao mesmo tempo em que reiteraram sua posição de não apoiar a independência da ilha. O presidente Joe Biden declarou à imprensa: “Não apoiamos a independência”, referindo-se ao território considerado pela China como parte de seu domínio.

O secretário de Estado americano, Antony Blinken, também expressou seus cumprimentos ao presidente eleito e ao povo taiwanês pelo “sólido sistema democrático”. Em comunicado à imprensa, Blinken destacou: “Os Estados Unidos felicitaram o Dr. Lai Ching-te por sua vitória na eleição presidencial de Taiwan. Também felicitamos o povo de Taiwan por demonstrar, mais uma vez, a força de seu robusto sistema democrático e de seu processo eleitoral”.

Embora os Estados Unidos não reconheçam formalmente Taiwan como um Estado, mantêm uma relação de apoio considerável, incluindo ajuda militar significativa. Após as eleições, Washington planeja enviar uma “delegação informal” a Taiwan.

Blinken reforçou o compromisso dos Estados Unidos em manter a paz e a estabilidade no Estreito de Taiwan, buscando resolver as diferenças de forma pacífica e livre de pressões. Ele expressou a expectativa de trabalhar com Lai Ching-te no futuro para promover interesses compartilhados e continuar a relação não oficial entre os dois países, alinhada com a posição dos EUA.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link