Apoie o DCM

Europa dá adeus ao carimbo de passaporte e adota novo sistema digital

Carimbo passaporte — Foto: Unsplash/ Kit (formerly ConvertKit)

A partir deste domingo (12), 29 países europeus começam a substituir o tradicional carimbo no passaporte por um sistema eletrônico de registro de entrada e saída. O novo modelo, chamado de Sistema de Entrada/Saída (EES), será implantado gradualmente até 9 de abril de 2026 e usará tecnologia biométrica, com reconhecimento facial e coleta de impressões digitais. A mudança faz parte de uma modernização das fronteiras da União Europeia e não trará custos adicionais aos viajantes.

O EES será exigido de cidadãos de fora da União Europeia, incluindo brasileiros, que ingressem no bloco para estadias de até 90 dias dentro de um período de 180 dias. Na chegada, os agentes de imigração coletarão dados biométricos e confirmarão as informações registradas, mesmo quando o viajante tiver feito um pré-cadastro em aplicativo ou terminal eletrônico.

Além do EES, o bloco europeu também lançará o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagens (Etias), previsto para o fim de 2026. Esse documento eletrônico será obrigatório para turistas de países que não precisam de visto — como o Brasil — e custará 20 euros. O Etias funcionará de forma semelhante ao sistema norte-americano ESTA, com autorização prévia para entrada em países europeus.

O novo sistema de controle valerá em destinos populares entre brasileiros, como Portugal, Espanha, França e Itália. Países como o Reino Unido, que não fazem parte do acordo Schengen, ficarão de fora da mudança. A expectativa da União Europeia é que o EES torne o controle de fronteiras mais rápido, seguro e menos suscetível a fraudes, substituindo definitivamente o tradicional carimbo de passaporte até 2026.