Apoie o DCM

Evento em igreja evangélica na França espalhou coronavírus por toda Europa

Igreja na Europa

Da Época:

“Até 18 de março, apenas cultos por streaming”, diz a página inicial do site da igreja evangélica The Christian Open Door, local de culto no popular distrito de Bourtzwiller, em Mulhouse, cidade francesa na fronteira com a Alemanha. Segundo informações do jornal Le Monde, a instituição pede que os fiéis não entrem na igreja e se conectem ao Espírito Santo de sua casa, através de uma tela de computador.

Essa igreja pentecostal — um ramo do protestantismo — foi identificada no início de março como uma importante fonte de contaminação pelo coronavírus. O Covid-19 se espalhou de Cotentin (Norte da França) para a Córsega e Guiana Francesa, depois que mais de 2.000 pessoas (incluindo cerca de 300 crianças) vindas de toda a França, inclusive do exterior e de países vizinhos como Suíça, Bélgica e Alemanha, reuniram-se nessa igreja, de 17 a 24 de fevereiro, como parte da Semana de Jejum e Oração.

Segundo o Le Monde, foi durante esse encontro anual tradicional, organizado pela The Christian Open Door, nos últimos 25 anos, durante a Quaresma, que dezenas de fiéis foram infectados pelo vírus, exportando-o a territórios que, até então, vinham sendo poupados.

(…)