Apoie o DCM

Evento raro no céu: saiba como ver até seis planetas alinhados

Planetas em alinhamento. Foto: Sky Tonight

Nas primeiras manhãs desta semana, entre segunda (3) e terça-feira (4), seis planetas formarão uma linha no céu, mas não espere ver todos ao mesmo tempo. Júpiter, Mercúrio, Urano, Marte, Netuno e Saturno criarão uma inclinação no céu com uma lua crescente no meio. No entanto, apenas dois serão visíveis a olho nu.

“É como jogar um cobertor molhado em todo o ‘desfile de planetas’ no céu noturno”, explica Noah Petro, cientista da Nasa. “Todos estarão lá, mas será difícil de ver”, resumiu. Observadores de todo o mundo poderão ver Marte e Saturno, desde que tenham um céu limpo e disposição para acordar cedo, pois o espetáculo poderá ser visto cerca de uma hora antes do nascer do sol.

Marte pode ser identificado por sua leve coloração vermelha, enquanto Saturno aparecerá como um ponto brilhante no céu, de acordo com Petro. A Nasa pede que os observadores moderem suas expectativas, pois o espetáculo pode não ser tão impressionante quanto o nome sugere.

O alinhamento planetário ocorre quando vários planetas se reúnem de um lado do Sol. Os planetas mais próximos do Sol têm anos mais curtos e se movem mais rápido, enquanto os planetas mais distantes têm ciclos mais longos.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link