Evento teste para Olimpíada de Paris, prova de natação no Sena é adiada por causa da poluição no rio

A etapa feminina da prova, programada acontecer no sábado (5), já havia sido adiada após os testes realizados na véspera apontarem que a água do rio não apresentava os critérios necessários “para garantir a saúde dos nadadores”, conforme informou em nota a Federação Francesa de Natação. A prova foi transferida para o dia seguinte, quando aconteceria a competição masculina. Mas na manhã deste domingo (6), a World Aquatics, a federação internacional de natação, decidiu adiar os dois eventos.
Confirmando que a qualidade da água estava “abaixo das normas aceitáveis”, a entidade internacional considerou que ainda “é preciso trabalhar com [os organizadores de] Paris 2024 e as autoridades locais para garantir que planos de emergência consistentes sejam previstos para o ano que vem”, quando está prevista a realização de competições olímpicas no rio Sena.
OFFICIAL STATEMENT
The #Openwater swimming World Cup Paris has been cancelled due to the water quality in the Seine river.More ?https://t.co/32rmWw6lAo
— World Aquatics (@WorldAquatics) August 6, 2023
As provas deste fim de semana deveriam acontecer entre a Ponte Alexandre III e a Ponte de l’Alma, no mesmo percurso previsto para os Jogos de Paris 2024. Mas essas competições do famoso rio, onde é proibido nadar desde 1923, também fazem parte dos projetos da prefeita de Paris, Anne Hidalgo, do Partido Socialista, que promete abrir três trechos do Sena para a natação até 2025.
Originalmente publicado por Radio France Internationale
Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

 
		