Evo Morales anuncia que quer disputar a presidência da Bolívia em 2025

Neste domingo (24), o ex-presidente Evo Morales anunciou sua candidatura à presidência da Bolívia nas eleições de 2025, em um momento de crescente tensão com o governo de seu ex-parceiro político, Luis Arce. O ex-presidente Evo Morales, que liderou a Bolívia de 2006 a 2019, é o primeiro político boliviano a declarar sua intenção de concorrer à presidência nas eleições de 2025.
Morales compartilhou sua decisão através das redes sociais, afirmando que atendeu aos pedidos de seus apoiadores e simpatizantes para concorrer à presidência. Evo ainda mencionou que sua decisão foi influenciada pelos “ataques do governo”, alegando que houve tentativas de atentado contra sua vida.
Seu partido, o Movimento ao Socialismo (MAS), atualmente no poder, agendou um congresso para a próxima semana com o objetivo de formar uma comissão para organizar eleições primárias em dezembro ou janeiro, a fim de escolher os candidatos à presidência e vice-presidência.
A relação entre Morales e a administração de Arce tem sido marcada por tensões e trocas de acusações nos últimos meses. Morales acusou ministros do governo, Eduardo del Castillo e Iván Lima, de liderarem ações políticas contra ele e de tentarem envolvê-lo em casos de corrupção.
Obligados por los ataques del gobierno, su plan para proscribir al MAS-IPSP y defenestrarnos con procesos políticos, incluso eliminarnos físicamente, hemos decidido aceptar los pedidos de nuestra militancia y de tantas hermanas y hermanos que asisten a las concentraciones en todo… pic.twitter.com/H37m78wLL2
— Evo Morales Ayma (@evoespueblo) September 24, 2023