Apoie o DCM

“Evolução e inovação”: Globo faz testes para substituir equipe de jornal por robôs

Fachada de edifício da TV Globo. (Foto: Reprodução)

Para modernizar e reduzir custos, a TV Globo tem realizado testes no estúdio de vidro dos jornais locais de São Paulo para que eles passem a contar com câmeras-robô, operadas por controle remoto. Com informações de Gabriel Vequer, colunista do Notícias da TV.

Os testes teriam começado no mês passado, sem que uma parte dos profissionais soubessem, o que causou um clima de apreensão em parte da equipe técnica e até de produção dos noticiários da emissora. Na semana passada, a Globo desligou 20 nomes que trabalhavam na área técnica.

A troca no entanto, de início, ficará apenas ao local de onde são feitos o Bom Dia São Paulo, o SP1, e o SP2.

A iniciativa de modernização começou no estúdio do Jornal Nacional, inaugurado em 2017, que hoje, é totalmente produzido por lentes robóticas, sem a presença de profissionais no local.

A câmera-robô implementada pela Globo é controlada através de um joystick bastante parecido com os usados para videogames. Um profissional fica no centro de comando do telejornal ou do programa específico e molda o enquadramento e outras funções necessárias totalmente à distância.

A emissora diz que isso faz parte do processo de evolução e inovação das comunicações. Além do Jornalismo, a empresa comentou que já usa o expediente de câmeras automatizadas em produções do entretenimento, principalmente no BBB.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link