Apoie o DCM

Ex-apresentador Jonas Almeida revela câncer e retirada de 20% do pulmão

Jonas Almeida apresentou o Vanguarda Mix, da TV Vanguarda. Imagem: Divulgação

O jornalista Jonas Almeida, 45, ex-apresentador da TV Globo, revelou nesta semana que está enfrentando um câncer no pulmão. A descoberta veio de forma inesperada, após um diagnóstico de pneumonia, mesmo sem apresentar sintomas anteriores. Em vídeo publicado nas redes sociais, ele contou que passou por uma cirurgia para retirada de parte do órgão. “Eu estou com câncer no pulmão. Tiro um pedacinho do pulmão, 20%. Sai ele, junto com uns linfonodos que estão ali que parece que estão infectados. Depois, farei quimioterapia também.”

A cirurgia de remoção parcial do pulmão, também chamada de ressecção pulmonar, é indicada principalmente para casos diagnosticados precocemente. O oncologista Jefferson Luiz Gross, do A.C.Camargo Cancer Center, explica que o procedimento é preferencialmente feito de maneira minimamente invasiva. “Ele sente menos dor e consegue ter um retorno às atividades habituais mais precocemente. Em algumas situações, a cirurgia tem que ser aberta mesmo. Mas, sempre que possível, a recomendação é que se faça de forma minimamente invasiva.”

Jonas não deu detalhes sobre o estágio da doença, mas demonstrou otimismo e firmeza ao compartilhar o diagnóstico. A cirurgia é apenas uma das etapas do tratamento, que poderá incluir quimioterapia, conforme adiantado pelo próprio jornalista. O tratamento do câncer de pulmão depende de fatores como tamanho, localização e extensão do tumor, e pode envolver uma combinação de terapias, como radioterapia, imunoterapia e terapias-alvo.

A atitude transparente de Jonas com seus seguidores gerou uma onda de apoio nas redes sociais. Ao encerrar seu depoimento, ele reforçou o caráter inesperado da situação: “É aquela coisa que a gente não quer que aconteça com ninguém, mas acontece.” A coragem ao enfrentar publicamente a doença levanta também um alerta para a importância do diagnóstico precoce e do acompanhamento médico, mesmo na ausência de sintomas.