Apoie o DCM

Ex-atriz da Globo revela doença por má-formação do coração

Karina Dohme, ex-atriz da Globo. Foto: reprodução

No último sábado (29), Dia Nacional da Conscientização da Cardiopatia Congênita, a atriz Karina Dohme, conhecida por interpretar Beth na série “Sandy & Júnior” da TV Globo, publicou nas redes sociais seu diagnóstico de tetralogia de Fallot. A condição, que é uma má-formação congênita complexa, inclui quatro defeitos cardíacos: comunicação entre os ventrículos, estenose da valva pulmonar, hipertrofia do ventrículo direito e dextroposição da aorta.

As causas da tetralogia de Fallot podem ser variadas, incluindo más-formações ao acaso, doenças virais como a rubéola, alcoolismo materno ou histórico familiar de cardiopatia congênita. Embora a condição se manifeste na infância, casos mais leves podem ser diagnosticados apenas na fase adulta. Karina revelou que vive com a condição desde o nascimento, mas não detalhou como ela afeta sua vida atualmente.

No vídeo, a atriz disse que apesar do diagnóstico, ela consegue manter uma vida “absolutamente normal”. “Eu fiz apenas uma cirurgia que foi muito bem-sucedida. Eu faço acompanhamento a cada dois anos com o meu pediatra, ainda. Eu ainda passo com o pediatra congênito porque ele sabe todo o meu histórico”, contou na gravação. “Eu nem lembro que tenho problema no coração, embora eu tenha um ‘sopro’ e um bloquei no ramo direito”, continuou.

Os sintomas da tetralogia de Fallot variam conforme a gravidade, aparecendo geralmente no período neonatal nas formas mais severas. Entre os sinais estão a obstrução grave do fluxo sanguíneo, arroxeamento dos lábios e extremidades, além de falta de ar durante esforços. Em lactentes e crianças pequenas, crises de cianose, respirações rápidas e profundas, e choro inconsolável são comuns. Nos casos críticos, essas crises podem levar à prostração, sonolência e até óbito.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link