Ex-BBB Matteus se declarou preto para fraudar cotas, confirma faculdade

O vice-campeão do Big Brother Brasil 24, Matteus Amaral, está sendo acusado de fraudar o sistema de cotas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Farroupilha (IFFar), no Rio Grande do Sul. Em 2014, o influencer ingressou no curso de Engenharia Agrícola, oferecido em parceria com a Unipampa, por meio de cotas destinadas a candidatos pretos/pardos, conforme consta no Edital no 046/2014.
“Naquela época, não havia como verificar fraudes sem uma denúncia”, explicou o IFFar, que confirmou a fraude. Quando Matteus fez a matrícula, a Lei de Cotas de 2012 exigia apenas a autodeclaração do candidato, sem mecanismos de verificação. Nenhuma denúncia foi feita então, impedindo qualquer ação administrativa contra o ex-BBB. Desde 2022, o IFFar implementou a heteroidentificação, um processo de verificação de identidade racial por comissões específicas em cada campus.
Na última quinta-feira (13), um vídeo acidentalmente publicado em seus stories mostrou sua mãe, também acusada de burlar o sistema de cotas, afirmando: “Se eu me declarei negra, sou negra”, enquanto ele posava com um filhote de ovelha. O vídeo foi rapidamente apagado, mas recuperado por internautas e divulgado no X, antigo Twitter.
Em story publicado pelo Matteus, é possível ouvir a mãe dele falando sobre a polêmica envolvendo o ex BBB.
“Já soube que isso aí não dá nada. É só esquecer, isso aí não vai dar nada. Se eu me declarei negra, eu sou negra”
pic.twitter.com/5SM4QAO0b5— Biel Comenta (@BIELVENENOSOO) June 14, 2024
Um documento de 2014 confirma a matrícula de Matteus Amaral Vargas no curso de Engenharia Agrícola no campus de Alegrete do IFFar, onde ele se declarou “preto”. As informações coincidem com os relatos de Matteus, que afirma ter trancado a faculdade no quinto semestre.
