Apoie o DCM

Ex-Big Brother Portugal, Ana Catharina relata medo de sair na rua após xenofobia

A brasileira Ana Catharina – Foto: Reprodução

Eliminada da edição de verão do Big Brother Portugal após rebater ataques xenofóbicos, a instrutora de yoga Ana Catharina revelou que tem medo de sair às ruas em Lisboa. “Vou do hotel para o restaurante próximo e volto. Quando vou mais longe, só vou acompanhada”, disse a carioca de 34 anos em entrevista ao portal Portugal Giro. Ana afirmou que recebeu ameaças como “volta para o teu país, alucinada” e relatou sentir na pele o preconceito contra brasileiras, que, segundo ela, são estigmatizadas com a ideia de “roubar marido”.

Segundo Ana, os ataques aumentaram após sua participação no reality show, o que também impactou sua carreira. Ao contrário de edições anteriores, ela afirma que desta vez não recebeu propostas de trabalho, apenas mensagens xenofóbicas. “Fico assustada. Se falam que o Brasil é racista, eu concordo. Mas em Portugal, quando apontamos o problema, dizem que estamos ferindo a honra do país”, criticou. A ex-participante declarou ter cidadania portuguesa, mas relatou que o clima atual no país é hostil, especialmente com o avanço de discursos da extrema direita.

Apesar de viver legalmente em Portugal, Ana Catharina considera retornar ao Brasil em definitivo nos próximos meses. Segundo ela, o episódio abalou sua segurança emocional e financeira. “Vou esperar mais um mês, viajar e voltar em breve”, afirmou.