Apoie o DCM

Ex-comentarista da SporTV e dirigente da Confederação Brasileira de Tênis são condenados a 4 anos de prisão

Segundo o UOL, Dacio Campos, ex-comentarista de tênis do SporTV, e Jorge Lacerda, ex-presidente da Confederação Brasileira de Tênis (CBT), foram condenados a quatro anos de prisão em processo que investiga desvios de recursos da Lei do Incentivo ao Esporte. O caso foi denunciado pelo UOL Esporte em fevereiro de 2013 e, desde então, faz parte de um processo na Justiça Federal de São Paulo.

Jorge Lacerda foi presidente da CBT entre 2004 e 2016, deixando o cargo já abalado por escândalos de corrupção e um ano antes do fim do mandato. O dirigente elegeu um membro da “mesma gestão”: o então diretor-executivo Rafael Westrupp, que antes havia sido apadrinhado por Lacerda para presidir a federação estadual do seu estado, Santa Catarina. Ao assumir, Westrupp chegou a dizer que teria auxílio do antecessor para gerir a CBT.

Já Dacio Campos foi o principal comentarista de tênis do SporTV até o início do ano passado, quando foi colocado na geladeira enquanto o contrato dele não chegava ao fim, o que ocorreu em meados do ano. O afastamento coincidiu com a denúncia que o tornou réu no processo que agora teve sua primeira sentença, mas também estaria mais ligado a desavenças a respeito de comentários no Rio Open.

A sentença em primeira instância foi proferida no último dia 11 de dezembro pela juíza federal Raecler Baldresca, que permitiu a substituição de quatro anos de reclusão em regime aberto por penas de prestação de serviços à comunidade ou a entidades públicas, além do pagamento de um salário mínimo mensal a uma entidade pública ou privada.