Apoie o DCM

Ex-deputada federal é presa por corrupção e lavagem de dinheiro no RJ

A ex-deputada federal Almerinda Filgueiras de Carvalho. Foto: reprodução

Na última segunda-feira (1º), a ex-deputada federal pelo Rio de Janeiro, Almerinda Filgueiras de Carvalho, foi presa pela Polícia Federal (PF) na cidade de São João de Meriti (RJ), localizada na Baixada Fluminense. Ela foi condenada pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, estando em situação de foragida da Justiça, conforme informações da coluna Na Mira, do Metrópoles.

Atualmente com 72 anos e natural do Rio de Janeiro, ela ocupa o cargo de secretária municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e Igualdade Racial na Prefeitura de São João de Meriti.

De acordo com informações da PF, a prisão está relacionada a investigações que remontam ao ano de 2006, quando foi desencadeada a Operação Sanguessuga (Máfia das Ambulâncias), visando desmantelar um grupo criminoso composto por parlamentares e empresários que fraudavam licitações para a compra de ambulâncias em prefeituras de pelo menos 20 estados brasileiros.

Após uma investigação conduzida pelo Grupo de Capturas do Núcleo de Operações da Delegacia da PF em Nova Iguaçu (RJ), os policiais federais localizaram a ex-deputada na secretaria municipal, onde foi cumprido o mandado de prisão preventiva expedido pela 7° Vara da Seção da Justiça Federal em Mato Grosso, em 25 de março de 2024.

Após os procedimentos de praxe na Delegacia de Polícia Federal em Nova Iguaçu, ela será encaminhada ao Instituto Médico Legal para realização de exame de corpo de delito e, posteriormente, será transferida para o sistema prisional do estado, onde cumprirá a pena de nove anos de reclusão pelos crimes cometidos, permanecendo à disposição da Justiça.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link