Ex-deputado bolsonarista é condenado a pagar indenização por postagem racista

A Justiça Federal do Rio de Janeiro condenou o ex-deputado estadual fluminense Alexandre Teixeira de Freitas Rodrigues a pagar uma indenização de R$ 30 mil por danos morais coletivos devido a uma postagem racista realizada pelo parlamentar em uma rede social. Ele entrou com recurso, enquanto o Ministério Público Federal também anunciou que recorrerá da decisão, emitida nesta segunda-feira (20), com o objetivo de aumentar o valor da indenização.
Em agosto de 2020, Alexandre Teixeira respondeu a um questionamento sobre o porte de fuzis afirmando que a resposta dependeria da cor da pele da pessoa que estaria portando a arma. A publicação ocorreu durante uma discussão acalorada sobre a conduta de um jovem branco que havia atirado contra manifestantes do movimento Black Lives Matter nos Estados Unidos.
A defesa dele argumentou que a postagem era uma “brincadeira” sobre a cor dos fuzis e destacou que o ex-deputado possuía direito à imunidade parlamentar. Contudo, a Justiça Federal ressaltou em sua decisão que o racismo, mesmo disfarçado de brincadeira, não diminui seu impacto prejudicial. Além disso, a imunidade parlamentar não abrange manifestações realizadas fora do contexto legislativo.
Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link