Ex-diretor da Petrobras diz na CPI que vendeu ilha da Globo acusada de crime ambiental
O ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disse nesta terça-feira em depoimento à CPI da Petrobras no Senado que adquiriu um veículo Range Rover do doleiro Alberto Youssef como pagamento por consultoria. O carro, com blindagem, custou R$ 300 mil. “Já que eu estava precisando trocar de carro, aceitei o carro”, comentou.
Costa disse que conheceu o doleiro por meio do ex-deputado José Janene (PP-PR), que morreu em 2010. Janene era um dos réus do mensalão. Segundo Costa, o ex-deputado tinha relações de negócios com Alberto Youssef.
O ex-diretor contou que a consultoria que ele criou em agosto de 2012, depois de ter saído da Petrobras, tinha como missão fazer o “casamento” de investidores com donos de projetos.
Segundo ele, a consultoria Costa Global chegou a fechar 81 contratos e chegou a ter cinco funcionários.
Entre esses contratos, disse, estaria a participação de um processo de venda de uma ilha das Organizações Globo, no Rio de Janeiro. Ele não deu mais detalhes sobre o contrato.
A ilha tem sido objeto de polêmica ambiental.
Segundo a revista americana “Bloomberg Markets”, membros da família Marinho, dona das Organizações Globo, construíram uma casa de 1300 m2, com heliporto e piscina, em uma área que deveria ser preservada, próxima à praia de Santa Rita, em Paraty.
O projeto, de autoria do arquiteto Marcio Kogan, ganhou até um prêmio da revista “Wallpaper”.
“Os ricos usam advogados para ‘dobrar’ leis, mentem para autoridades em pedidos de alvará de obras, destroem ilegalmente áreas preservadas e rios e privatizam praias, contratando guardas armados para impedir visitantes”, diz a reportagem.
Graziela Moraes Barros, analista ambiental do ICMBio (Instituto Chico Mendes), que participou de uma autuação na propriedade movida pelo Ministério Público, foi ouvida na reportagem. Ela disse:
“Essa casa é um exemplo de um dos mais sérios crimes ambientais que nós vimos na região. Muitas pessoas dizem que os Marinhos mandam no Brasil. A casa de praia mostra que a família certamente pensa que está acima da lei.Dois seguranças armados com pistolas patrulham a área, espantando qualquer um que tenta usar a praia pública.”
Saiba Mais: Valor
Nota da Redação: segundo internautas, imediatamente após Costa ter citado a Globo, a Globonews cortou a transmissão da CPI e passou a transmitir a convenção do PMDB.