Ex-editor de jornal de Murdoch e assessor do premiê é preso por grampear telefones
O ex-editor do jornal britânico News of the World e ex-assessor de imprensa do primeiro-ministro britânico, David Cameron, entre 2007 e 2011, Andy Coulson, foi preso nesta sexta-feira, 4, após ser condenado a 18 meses de prisão por cumplicidade no crime de grampear telefones e subornar autoridades na busca de notícias exclusivas para o jornal de Rupert Murdoch.
Coulson, editor do News of the World entre 2003 e 2007, foi considerado culpado pelo júri no dia 24 de junho. O julgamento na corte de Old Bailey durou oito meses.
O primeiro-ministro, que se desculpou por ter contratado Coulson como seu assessor em 2007, afirmou que a sentença desta sexta prova que ninguém está acima da lei. “O que a sentença diz é que certamente a Justiça será feita e ninguém está acima da lei.”
A pena máxima que o ex-editor podia receber era ficar preso por 2 anos, mas o juiz afirmou ter levado em consideração o bom caráter do réu na hora de definir a sentença. Coulson não reagiu quando a sentença foi lida.
“O senhor Coulson, segundo o veredicto do júri, tem a maior culpa pelo grampo telefônico no News of the World. Ele sabia do fato e o encorajou, quando deveria ter parado”, afirmou o juiz ao ler a sentença.
SAIBA MAIS