Ex-ministro José Carlos Dias diz que decisão de Moro é “lamentável”

Da Época
O advogado criminalista José Carlos Dias disse ter achado “lamentável” a indicação do juiz Sergio Moro como ministro da Justiça do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL). “Eu me surpreendo com isso. Não imaginava que ele se despisse do seu perfil de juiz para vestir a camisa de Bolsonaro”, afirmou. Segundo Dias, que foi ministro da Justiça no governo Fernando Henrique Cardoso, Moro mostrou um “partidarismo, uma posição política que é absolutamente contrária à índole do magistrado”. O ex-ministro criticou também a incorporação do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) ao chamado superministério da Justiça: “Não vejo razão para isso”.
ÉPOCA – Como o senhor viu o convite e a confirmação de Moro como futuro ministro da Justiça?
José Carlos Dias – Eu acho lamentável. Ele estava tomando decisões importantes, tendo sua compostura como magistrado quando, de repente, fomos surpreendidos com aquela deliberação quebrando o sigilo da delação do Palocci. Aquilo já foi profundamente chocante porque, afinal de contas, estávamos às vésperas das eleições. E agora, aceitando essa nomeação para ministro, obviamente ele não pode prosseguir como juiz nem por uns dias. Ele terá que se exonerar da sua função de magistrado. Com isso, ele mostra um partidarismo, uma posição política que é absolutamente contrária à índole do magistrado.
ÉPOCA – Como o senhor avalia a atuação de Moro à frente da Lava Jato e como a indicação dele para o Ministério da Justiça afeta a visão que o senhor tinha desse magistrado?
JCD – Eu acompanhei, torci para que ele se mantivesse sempre em uma posição de compostura e de independência. Eu como advogado prefiro não opinar, mesmo porque tive clientes que compareceram perante ele. Mas eu me surpreendo com isso. Não imaginava que ele se despisse do seu perfil de juiz para vestir a camisa de Bolsonaro.
(…)