Apoie o DCM

Ex-Miss Acre é vetada em faculdade de medicina por usar vaga para pessoas com deficiência

Foto: Reprodução

Do UOL:

A Universidade Federal do Acre (UFAC) publicou na noite de ontem o edital de indeferimento da matrícula da Miss Acre CNB 2018, Hyalina Lins Farias, 21. Ela passou em medicina com uma vaga para pessoas com deficiência e virou alvo de polêmica nas redes sociais na segunda chamada do Sisu (Sistema de Seleção Unificada).

A cota também exigia que o candidato tivesse renda inferior ou igual a 1,5 salário mínino. A aprovação da ex-miss nessa condição gerou críticas de internautas, que duvidaram da deficiência da modelo e de sua renda mensal por causa de registros de viagens publicados em seu Instagram.

O indeferimento da matrícula ocorreu após avaliação da banca médica da Universidade Federal do Acre. Hyalina se matriculou em 12 de fevereiro, apresentando laudos de baixa visão, mas ainda precisaria passar por uma análise de profissionais médicos da instituição.

Em contato na tarde de hoje com o UOL, Hyalina informou que se posicionaria através de sua advogada. Em nota, a defesa da miss considerou a avaliação da UFAC como “absurda, inconstitucional, discriminatória e misógina”, porque a Constituição Federal garante o direito à educação às “pessoas com deficiência de natureza física, mental, intelectual ou sensorial”.

(…)