Apoie o DCM

Ex-mulher de Bolsonaro, Ana Cristina Valle perde nacionalidade brasileira

Ana Cristina Valle
Foto: Reprodução

A ex-mulher do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Ana Cristina Valle, perdeu a nacionalidade brasileira ao adquirir a cidadania norueguesa. O ato foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (7).

Mãe de Jair Renan, Ana Cristina teria deixado o país em outubro de 2022, com destino à Noruega, onde viveu entre os anos de 2009 e 2014.

A portaria do Diário Oficial informa que Ana Cristina perdeu a nacionalidade brasileira por ter adquirido outra. “Declarar a perda da nacionalidade brasileira da pessoa abaixo relacionada por ter adquirido outra nacionalidade: Ana Cristina Siqueira Valle, nascida em 13 de maio de 1967, filha de Jose Candido Procopio da Silva Valle e Henriqueta Guimarães Siqueira Valle, por ter adquirido a nacionalidade norueguesa”, afirma o texto.

De acordo com a Constituição Federal, o brasileiro que adquire outra nacionalidade por naturalização voluntária, ou seja, sem seguir todos os critérios previsto em lei, perde a condição de brasileiro.

A ex-mulher de Bolsonaro chegou a disputar o cargo de deputada distrital nas eleições do ano passado, mas não foi eleita. Ana Cristina é investigada pela Polícia Federal (PF) e pelo Ministério Público do Rio de Janeiro.

Em agosto do ano passado, a PF pediu à Justiça Federal a abertura de diligência para apurar a suposta compra de Ana Cristina de uma mansão no Lago Sul, região nobre de Brasília. O pedido foi feito no âmbito do processo que investigou Jair Renan. Ela chegou a afirmar que não era dona do imóvel e disse que havia alugado a casa por R$ 8 mil mensais.

Na investigação do MPRJ, Ana Cristina é um dos alvos no suposto esquema das rachadinhas, no qual é suspeita de recolher, ilegalmente, parte dos salários dos funcionários do gabinete.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link