Apoie o DCM

Ex-mulher de Lira entra com ação para impedi-lo de disputar as eleições

Arthur Lira (PP-AL) e Jullyene Lins (MDB). Foto: Reprodução

A ex-mulher do presidente Câmara, Arthur Lira (PP-AL), Jullyene Lins (MDB), entrou com uma ação na Justiça Eleitoral do Estado para impedir que ele concorra ao novo mandato de deputado. Jullyene tornou-se uma aliada do senador Renan Calheiros (MDB), adversário de Lira no estado.

Jullyene argumenta que o ex-marido não pode concorrer no pleito deste ano por estar impedido pela Lei da Ficha Limpa, já que Lira foi condenado pelo Tribunal de Justiça de Alagoas por enriquecimento ilícito e lesão ao patrimônio público quando era deputado estadual. Em 2018, ele conseguiu ser candidato a partir de uma liminar obtida na Justiça.

Vale ressaltar que mesmo que seja derrotado na Justiça local, Lira pode recorrer em outras instâncias e levar o caso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou até mesmo ao Supremo Tribunal Federal se enxergar algum desrespeito à Constituição.

Na petição, a ex-mulher lembra que Lira foi condenado com base na existência de contratos bancários privados que eram garantidos com cheques pertencentes à Assembleia Legislativa de Alagoas. “Comprovou-se que parcelas dos empréstimos foram pagas, em várias situações, com os valores recebidos pelo requerido a título de verba de gabinete”, diz a petição.

No TSE, consta que Jullyene não tem “nenhum bem cadastrado”. Já Lira apresentou a declaração nestas eleições de 2022 o patrimônio de 5,96 milhões de reais; isso representa um aumento de 248% em relação ao patrimônio declarado na eleição de 2018, de 1,71 milhão de reais.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link