Ex-parceiro de Lobão em “Vida Bandida” diz que cantor vive “decadência patética”

O compositor Bernardo Vilhena reclamou no Facebook da versão “canhestra, machista e covarde” que o ex-parceiro Lobão tem cantado de “Vida Bandida”. Lobão trocou o refrão para “Dilma Bandida”.

Para Vilhena, é uma “decadência patética”:

 

O poema Vida Bandida foi escrito em 1975 e virou canção em 1987. Recentemente, fui alertado sobre uma versão canhestra, machista e covarde que o roqueiro Lobão vem cantando em seus shows, com a intenção de humilhar a presidente da república. 

Sempre evitei e jamais dei autorização para o uso de minhas canções em campanhas políticas. Cito o exemplo da música Revanche, escrita em 1986 em plena luta pelas diretas, quando neguei autorização ao PT para utilizá-la na campanha presidencial, a despeito de minha posição política. Esta mesma canção que, numa demonstração de sua ignorância, Lobão se nega a cantar em seus shows sob a alegação de ser datada. Passados 30 anos, ele ainda não entendeu a letra.

Quando escrevi O Eleito, em 1988, tive a intenção clara de criticar o então presidente da república. Escrevi por entender que seu governo era um reflexo nítido da oligarquia e do coronelismo que se instalou, desde o Império, nos diversos níveis do poder que controla este país. A minha visão política, me levava a desacreditar na autoridade de quem herdou o cargo conquistado em eleição indireta. 

Desde que nossa parceria se encerrou — ao fim do LP Cuidado! —, Lobão se recusa a cantar minhas composições em programas de TV. Mas, estranhamente, o tem feito em shows. Segundo alguns amigos, só canta devido aos pedidos da plateia.

Hoje, pelo que fui informado, não posso impedi-lo de cantar esta sua versão de Vida Bandida em apresentações ao vivo. Já declarei pela imprensa, mais de uma vez, que só voltaria a respeitá-lo quando parasse de cantar minhas canções em seus shows. De nada adiantou.

Diante deste quadro, só me resta assistir a decadência patética e desprovida de qualquer elegância deste meu ex parceiro que foi buscar abrigo para sua flagrante fraqueza no ninho da serpente.

Kiko Nogueira

Diretor do Diário do Centro do Mundo. Jornalista e músico. Foi fundador e diretor de redação da Revista Alfa; editor da Veja São Paulo; diretor de redação da Viagem e Turismo e do Guia Quatro Rodas.

Disqus Comments Loading...
Share
Published by
Kiko Nogueira

Recent Posts

Madonna não é “ícone da esquerda”, diz Breno Altman

O jornalista Breno Altman usou sua conta no X para fazer críticas ao trato dado…

50 minutos ago

Em meio processo de cassação, Seif marca presença no show da Madonna no Rio

O show de Madonna na praias de Copacabana, que atraiu quase 2 milhões de indivíduos,…

1 hora ago

Madonna se arrisca como DJ em festa privada de Luciano Huck no Rio de Janeiro

Na noite do último sábado (4), após o show na praia de Copacabana, no Rio…

2 horas ago

Idoso é preso por homicídio após briga de cachorros; entenda

Na noite desta sexta-feira (03), o idoso Raimundo Satilo, de 64 anos, foi preso suspeito…

2 horas ago

Gabriela Duarte critica Globo por ausência de Regina em documentário: “Desprezo”

Gabriela Duarte criticou a exclusão de sua mãe, a bolsonarista Regina Duarte, no documentário da…

3 horas ago

Homem cancela casamento após noiva traí-lo com menino de 11 anos nos EUA

O noivo da professora do ensino fundamental de Wisconsin (EUA), que foi detida por abusar…

3 horas ago